CDB Banco Inter é bom? Vale a pena?

cdb do banco inter é bom? Vale mesmo a pena?
Advertisements

Está considerando investir CDB´s e ter mais segurança quando se trata de garantir o poder de compra do seu capital?

Os CDB´s são investimentos financeiros extremamente populares e uma das principais escolhas dos investidores em renda fixa.

Falando em popularidade, um dos bancos que mais crescem no Brasil é o Banco Inter. 

Ele te oferece a possibilidade de escolher alguns investimentos através do próprio aplicativo.

Porém, será que o CDB do Banco Inter é bom?

Juntando a popularidade desses dois, muitas dúvidas estão surgindo sobre se realmente vale a pena investir no CDB diretamente pelo banco Inter.

Se você também tem essa dúvida e quer começar a investir em CDB, precisa ler esse texto antes de tomar essa decisão tão importante para o seu capital.  

O que é CDB

Se você é completamente novo em investimentos e ainda não sabe exatamente o que é um CDB, essa sigla significa certificado de depósito bancário.

É um investimento de renda fixa emitido por bancos.

Portanto, é como se você estivesse invertendo o jogo financeiro e ao invés de pegar um empréstimo do banco, você empresta o dinheiro para que o banco consiga operar.

Dessa maneira, ao passar do tempo, juros vão sendo acumulados e no vencimento do título, você recebe de volta o capital investido mas os juros do período.

Rentabilidade

Falar sobre rentabilidade é sempre um assunto delicado quando se trata de CDB´s, pois, a rentabilidade bruta do seu investimento pode variar com o passar do tempo.

Para investir em um CDB, você deve saber que ele é um investimento atrelado ao índice do CDI.

CDI significa certificado de depósito interbancário, é um título de emissão das instituições financeiras, ou seja, ele lastreia as operações entre bancos.

Por mais que o índice CDI possa variar ao passar do tempo, quando você aloca o seu capital em um investimento como o CDB, você garante que a rentabilidade prometida na hora do investimento seja mantida por todo o período.

Lembrando que o CDB é atrelado ao CDI.

Portanto, digamos que você tenha comprado um CDB que promete uma rentabilidade de 100% do CDI.

Isso garante que até o prazo final de vencimento, a sua rentabilidade sempre será essa, ou seja, não sofrerá alterações!

Realmente vale a pena?

Bom, eu sei que você está aqui para chegar a uma conclusão definitiva sobre se realmente vale a pena investir o seu capital no CDB do banco Inter ou não.

Por isso, eu me sinto na obrigação de ser extremamente direto com você e passar a conclusão que é possível tirar depois de observar os CDB´s oferecidos pelo banco.

Se fossemos analisar as opções oferecidas pelo banco Inter e as opções oferecidas por uma corretora, por exemplo, não será muito difícil chegar à conclusão de que vale mais a pena investir através de uma corretora do que pelo banco.

Mas calma, isso é no caso de você estar procurando um investimento de renda fixa para investir uma alta quantia de dinheiro.

 Como assim?

Advertisements

Os CDB´s do banco Inter oferecem a opção de liquidez diária, portanto, a qualquer momento você pode resgatar o seu investimento junto com rentabilidade.

Por isso, se você está procurando um CDB para investir um valor pequeno, sabendo que pode ser resgatado a qualquer momento, o CDB do banco Inter vai te atender muito bem.

Porém, se você está buscando investimento para um capital maior, visando mais rentabilidade no longo prazo, o CDB do banco Inter não vai ser a melhor opção para você.

As corretoras vão te oferecer CDB´s com uma rentabilidade maior e no médio e longo prazo essa diferença de rentabilidade vai fazer uma enorme diferença!

Em resumo, se você não pretende colocar uma grande quantidade de capital e procura por um investimento de liquidez diária, pois, não pretende deixar o dinheiro parado por muito tempo, os CDB´s do Banco Inter com certeza são uma boa opção.

Se você está visando a rentabilidade no médio longo prazo para uma alta quantia de dinheiro, nesse caso os CDB´s encontrados fora do banco Inter podem oferecer melhores condições.

Lembrando que esses valores relacionados a rentabilidade podem mudar de tempos em tempos, portanto, é sempre importante que você entre no banco, análise e compare as condições de rentabilidade, liquidez e condições gerais de investimento.

É confiável?

Um dos maiores fantasmas do investimento é o medo de perder o dinheiro investido por falta de segurança.

Porém, os CDB´s não costumam causar tanto medo assim nos investidores, pois, conta com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que protege os seus investimentos até o valor de R$ 250.000,00 por CPF.

Além disso, o Banco Inter está fazendo um excelente serviço e com certeza vai te oferecer a segurança que você precisa para investir o seu capital!

Imposto de Renda e IOF

É comum encontrar investidores iniciantes que acabam deixando de contabilizar impostos e taxas que incidem em seus investimentos.

– IOF

Se você vai investir em CDB, saiba que o IOF e o imposto de renda estão presentes nesse tipo de investimento.

Porém, o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), só será cobrado caso você decida retirar o investimento feito em um prazo menor do que 30 dias.

Ou seja, se você investir seu dinheiro em um CDB hoje, precisa deixá-lo investido por, pelo menos, 30 dias para que não precise pagar IOF.

– IR

Infelizmente você não vai conseguir deixar de pagar o imposto de renda.

Não importa quando você vai retirar o investimento feito, em todas as circunstâncias o imposto de renda precisará ser pago.

Porém, ele é regressivo, ou seja, quanto mais tempo o seu dinheiro ficar alocado dentro do CDB, menor será a alíquota de Imposto de Renda cobrada.

Esse é o índice de IR cobrado de acordo com os períodos:

  • 0 a 6 meses – 22,50%
  • 6 meses a 1 ano – 20%
  • 1 a 2 anos – 17,50%
  • +2 anos- 15%

CONCLUSÃO

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a chegar a uma conclusão sobre o CDB ofertado pelo banco Inter.

A praticidade é o que leva muitos investidores a optarem pelos CDB´s do Banco Inter.

Pois, muitas vezes você não tem a intenção de usar o CDB do banco Inter para ganhos expressivos de capital.

Talvez a intenção seja apenas deixar o dinheiro investido por pouco tempo para garantir que ele renderá algum valor e que não seja gasto em outras coisas.

Se a intenção for essa e você utilizar o banco Inter a comodidade de investir diretamente pelo aplicativo do seu banco torna o CDB do banco Inter uma excelente opção, pois, com praticamente nenhum trabalho, você já conseguirá colocar seu dinheiro para render em um título CDB.

Portanto, se essa realmente for a sua intenção, com certeza vale a pena investir no CDB do banco Inter.

Advertisements

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.